Número de ocorrências de abigeato cai 55% no RS

Em 2016, ano do início da força-tarefa de combate aos crimes rurais, Polícia Civil contabilizou 10,4 mil registros. Em 2020, até 7 de dezembro, foram 4,6 mil

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Produtores rurais registraram neste ano 4.659 ocorrências de abigeato no Rio Grande do Sul. Segundo indicadores da Secretaria da Segurança Pública, o número, atualizado até 7 de dezembro, representa uma queda de 55,5% na comparação com os 10.478 registros feitos em 2016, ano em que o Estado criou a força-tarefa para combater este e outros crimes em meio rural.

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), de Bagé, delegado André Mendes, o número de animais furtados também vem caindo, dados que serão divulgados no fechamento de 2020.

Mendes atribuiu esses resultados a três fatores: a desarticulação de quadrilhas nos últimos anos, a mudança na legislação que tornou mais rigorosas as penas para quem pratica abigeato e ao surgimento da força-tarefa e das delegacias especializadas nesse tipo de investigação.

Além de Bagé, existem Decrabs instaladas em Santigo, Cruz Alta e Camaquã. Desde novembro, a Decrab de Bagé recebeu um drone doado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Já em uso, o equipamento ajudou, no início do mês, a localizar bovinos furtados em uma propriedade em Dom Pedrito, em pontos de difícil acesso.