A Rússia registrou 28.080 novos casos e 488 mortes por Covid-19 em todas as 85 regiões do país nas últimas 24 horas, de acordo com informações divulgadas neste domingo pelas autoridades de saúde locais. Trata-se de uma pequena queda no número de casos e óbitos, depois do recorde de 613 mortes ter sido detectado na última semana. Após a publicação do novo balanço, o número de casos confirmados no país passou para 2.653.928 e o de óbitos, 46.941.
Moscou continua sendo o principal foco da pandemia no país, registrando 6.425 infecções e 72 mortes entre ontem e hoje. Em segundo lugar em número de infecções está São Petersburgo (3.768), seguido pela região de Moscou (1.444). Sábado, o prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, mais uma vez descartou decretar um confinamento rigoroso, embora reconheça que esse método de combate ao Covid-19 se mostrou eficaz em outros países, como a China.
Por sua vez, as autoridades de São Petersburgo alertaram para a possibilidade de endurecer as medidas para frear as infecções, caso a população não cumpra devidamente as restrições de saúde. A Rússia é atualmente o quarto país do mundo de infecções por covid-19, atrás dos Estados Unidos, Índia e Brasil.