Cai para 175 mil número de clientes da CEEE sem luz na região Metropolitana

Porto Alegre e Viamão seguem sendo os municípios com a maior quantidade de domicílios sem energia elétrica

No bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Norte da Capital, rajadas de vento de até 100 km/h provocaram a queda de uma árvore | Foto: CEEE/Divulgação

A Companhia Estadual de Energia Elétrica conseguiu reduzir o número de clientes que ficaram sem luz após o temporal deste domingo, na região Metropolitana. De acordo com a CEEE, às 19h havia 175 mil domicílios ainda sem energia elétrica. Mais cedo, o total chegou a 245 mil.

Os municípios mais afetados foram Porto Alegre e Viamão, com 120 mil e 28 mil clientes sem luz, respectivamente. Ainda segundo a empresa, a falta de energia elétrica ocorreu devido a danos em cabos de alta tensão com a queda de árvores e postes provocada pela chuva e rajadas de vento de até 100 km/h.

A CEEE segue trabalhando para que o serviço seja normalizado. Uma próxima atualização vai ser divulgada pela concessionária às 21h.

Já na área de concessão da RGE, vento forte e chuva intensa causaram danos na rede elétrica, provocando interrupção no fornecimento de energia em diferentes localidades, com maior concentração nas regiões Metropolitana, Norte e Planalto. A concessionária não informou, no entanto, um balanço exato do número de clientes sem luz.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Porto Alegre registrou, em uma hora, até 38mm de chuva, o que representa 38,2% da média do mês de dezembro, que é de 99,6mm. A forte chuva em pouco tempo causou pontos alagamentos na cidade e, aliada à queda de energia, provocou instabilidade ao sistema de drenagem. Com isso, 72 bairros de Porto Alegre permaneciam totalmente ou parcialmente sem água, no início da noite deste domingo.