Mulher é presa por organizar festa clandestina com mais de 200 pessoas em Caxias do Sul

Ação é parte da fiscalização da prefeitura em virtude das medidas emergenciais do Governo do RS

Foto: Fabiana de Lucena / Divulgação

Fiscais da Prefeitura de Caxias do Sul, com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar, prenderam uma mulher que promovia uma festa clandestina com mais de 200 pessoas no bairro Esplanada. O município intensificou as fiscalizações em virtude das medidas emergenciais do governo do Rio Grande do Sul para conter o avanço de casos de coronavírus.

“De tudo que vimos neste ano de pandemia, foi o mais chocante: mais de 200 jovens em um cubículo, um lugar muito pequeno. Conduzimos a organizadora, que alegou ser a festa de 15 anos do filho, à Delegacia. Inacreditável que no pior momento da pandemia alguém possa fazer isso”, contou o diretor de Fiscalizações e coordenador da operação, Rodrigo Lazzarotto. O local ficou interditado.

Além desse, outros três também foram interditados por descumprirem as regras e três receberam advertência.

Na ação, que se iniciou às 21h dessa sexta, só terminou às 6h15 deste sábado. Foram vistoriados nove restaurantes e dez locais denunciados por festas e aglomerações. A fiscalização terminou também com uma festa clandestina no antigo quartel dos Bombeiros da zona Norte. Três locais denunciados foram encontrados fechados, conforme o relatório operacional.

A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde vistoriou nove restaurantes, quatro deles por denúncia. Três foram advertidos pela aglomeração e distanciamento de mesas, um em relação ao uso incorreto de máscaras e outro em relação ao autosserviço no buffet de saladas. Os demais seguiam os protocolos do distanciamento controlado.

No trabalho foram mobilizados fiscais da Secretaria do Urbanismo, Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e Secretaria do Meio Ambiente, com o apoio da Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar.