Defesa Civil alerta para possibilidade de tempestades e granizo em Porto Alegre

Instabilidade já castigou o interior do Rio Grande do Sul ao longo da madrugada

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A virada no tempo deve provocar tempestades de intensidade moderada e alta em Porto Alegre entre este sábado e o domingo. A Defesa Civil da capital emitiu um alerta meteorológico, no qual reconhece a possibilidade de queda de granizo, trovoadas e rajadas de vento de até 100km/h na cidade.

A tormenta aparece em prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – que também pôs em alerta outros 107 municípios gaúchos – e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutrura (Sema). Equipes da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) foram colocadas em estado de prontidão.

A orientação das autoridades é de que as pessoas evitem ficar na rua durante o período de vigência do alerta, que vale até a meia-noite da segunda-feira. Caso o temporal de confirme, é recomendado que a população se abrigue em um local seguro, e mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização.

Granizo castigou o interior

A instabilidade que se aproxima de Porto Alegre castigou o interior do Rio Grande do Sul ao longo da madrugada. Segundo a MetSul, foram registrados temporais isolados no Sul do Estado, na região da Campanha e na fronteira com o Uruguai. Em algumas localidades, houve raios e queda de granizo.

morro-redondo
Foto: Ester Kems/Arquivo pessoal

Foi o caso de Morro Redondo, onde as pedras de gelo perfuraram telhados e o forte vento associado à tempestade provocou o destelhamento de casas e galpões na área rural. O granizo, registrado em fotos por moradores, tiveram tamanho médio a grande. Ainda conforme a MetSul, a Defesa Civil municipal está mobilizada para atender a população.