A Polícia Civil desarticulou nesta sexta-feira, 11, um esquema que envolvia os crimes de roubo e furto de veículos, lavagem de dinheiro, adulteração de sinais indicadores, receptação e uso de documentos falsos. Ao todo, foram cumpridas 50 ordens judiciais entre mandados de prisão, de busca e apreensão, sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias em Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Alvorada, Tramandaí e Cidreira, além de Florianópolis, em Santa Catarina.
Conforme Polícia Civil, as investigações foram iniciadas há nove meses, quando um casal foi preso em flagrante no município de Cachoeirinha, na posse de seis veículos furtados e que já haviam sido clonados, além de documento de porte obrigatório falsificado. A partir daí, os policiais descobriram um esquema criminoso, no qual a quadrilha era responsável pelo roubo e clonagem de veículos sob encomenda.
A operação policial contou com a colaboração da Delegacia de Roubo de Veículos de Santa Catarina, que executou mandados de busca e apreensão e de prisão de criminoso gaúcho morador da localidade de Ingleses, em Florianópolis. No local, os policiais aprenderam um veículo de luxo avaliado em, aproximadamente, R$ 140.000,00. Ao todo, 17 pessoas foram presas durante a ofensiva, sendo 13 hoje. As outras quatro já estavam detidas.