Com orçamento de R$ 7,6 milhões, a Trensurb dá início a obras de revitalização em 14 estações nesta sexta-feira (11). A autorização para o início dos trabalhos parte do Governo Federal – que vai financiar as melhorias, e enviou à Capital o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para assinar a ordem de serviço.
O foco das melhorias é a adaptação das estações às normas de acessibilidade – que vai acontecer em doze estações – além da recuperação de passarelas e terminais de integração. Segundo a Trensurb, a expectativa é de que as reformas sejam concluídas em oito meses.
Estações que passarão por obras
Aeroporto, Anchieta, Niterói e Fátima: recuperação da pintura; reforma de sanitários (incluindo adaptação para pessoas com deficiência); instalação de portas automáticas de acesso; instalação de piso podotátil e de elevadores.
Mercado e São Pedro: adequação de corrimãos às normas de acessibilidade e PPCI; instalação de piso podotátil; adequação de sanitários para pessoas com deficiência e instalação de porta automática de acesso na estação São Pedro.
São Luís, Petrobras, Luiz Pasteur e Sapucaia: recuperação da pintura; reforma de sanitários (incluindo adaptação para pessoas com deficiência); instalação de portas automáticas de acesso e instalação de elevadores.
Unisinos e São Leopoldo: construção de sanitários para pessoas com deficiência; instalação de piso podotátil e substituição de piso das plataformas; instalação de portas automáticas de acesso e a instalação de elevador na Estação Unisinos.
Mathias Velho, Esteio: reforma de passarelas e terminais de integração; recuperação de coberturas; iluminação; estruturas metálicas e em concreto; reparos no piso dos passeios.