Programa Guaíba Correio Rural é premiado pelo Sindilat

Reportagem premiada repercutiu apelo de produtora de leite por incentivos ao setor

Arte: reprodução Sindilat

A reportagem “Pedido de socorro de produtora de leite repercute em todo país” veiculada no 17 de novembro no programa Guaíba Correio Rural, conquistou o segundo lugar na categoria meios eletrônicos da 6ª edição do Prêmio Sindilat de Jornalismo. O resultado foi anunciado de maneira virtual na tarde desta terça-feira (8).
Apresentada pelo jornalista Sandro Fávero, a matéria repercutiu o apelo da produtora de leite Soeli Zampieri, de São Jorge (RS), que viralizou nas redes sociais em todo o país ao expor as dificuldades da atividade.
Ao saber da premiação, Soeli comemorou o resultado: “Agradeço à rádio Guaíba e ao Sindilat. Isso mostra que meu pedido de ajuda continua repercutindo. Fico feliz e motivada para seguir trabalhando. Espero que a cadeia do leite receba mais incentivos para compensar nossos esforços”, afirmou.
Fávero também agradeceu pela premiação: “Ao Sindilat parabenizo por mais uma edição do concurso e divido com toda a equipe do programa a alegria desta conquista. Ouvir os setores das cadeias do agro é nossa missão e se os entes estiverem em consonância, todos saem ganhando”, mencionou.
O jornal Correio do Povo conquistou outros dois prêmios para o Grupo Record. O 1º lugar na categoria impresso foi para o repórter Danton Júnior, com o trabalho “Área em transformação”, que teve colaboração do jornalista Otto Tesche. O CP também ficou com o segundo lugar com a reportagem: “Do balde ao robô”, da jornalista Nereida Vergara.
Neste ano, a premiação recebeu inscrições de 32 trabalhos publicados entre 26/10/2019 e 23/11/2020, que foram avaliados pela Comissão Julgadora composta por representantes do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor-RS), da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), da Farsul e da Fetag.
Conforme destacou o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a importância do trabalho da imprensa foi reforçada mesmo com os desafios impostos. “Chegamos a pensar no cancelamento desta edição justamente pela dificuldade de fazer matérias no interior, mas também achávamos que, nesse período, as notícias não pararam e os meios de comunicação foram e estão sendo fundamentais”, avaliou. Parte da Comissão Julgadora, a presidente do Sindjor-RS, Vera Daisy Barcellos, afirmou que iniciativas como o prêmio, que valorizam a produção dos profissionais de comunicação, são altamente relevantes. “É um evento valioso para a categoria”, pontuou.

Os vencedores:

Impresso
– 1º lugar: Danton Júnior, do Correio do Povo, com o trabalho “Área em transformação” – colaboração do jornalista Otto Tesche
– 2º lugar: Nereida Vergara, do Correio do Povo, com o trabalho “Do balde ao Robô”
– 3º lugar: Mônica da Cruz, do O Informativo do Vale, com o trabalho: “Investimento no bem-estar para garantir a produção”

On-line
– 1º lugar: Karen Viscardi, da Zero Hora, com o trabalho “Leite A2 é opção para intolerantes e alérgicos à proteína do produto” – colaboração de Leticia Szczesny
– 2º lugar: Leonardo Vieceli, da Zero Hora, com o trabalho “Preço do leite sobe com mudança no consumo e dólar em alta”
– 3º lugar: Alessandra Bergmann, do Campo e Batom, com o trabalho “Pesquisadoras em silagem de colostro e mastite no gado leiteiro”

Eletrônico
– 1º lugar: Ellen Bonnow, da Emater/RS, com o trabalho “Programa de dieta para vacas em lactação está aumentando a produtividade de leite”
– 2º lugar: Sandro Fávero, Rádio Guaíba, com o trabalho “Pedido de socorro de produtora de leite repercute em todo o país”
– 3º lugar: Alessandra Bergmann, do Campo e Batom, com o trabalho “Pesquisadoras em silagem de colostro e mastite no gado leiteiro”