Agentes da Polícia Civil desarticularam uma organização criminosa responsável por cometer crimes de extorsão mediante sequestro. A ofensiva, batizada de Operação Kick, cumpriu 24 ordens judiciais em seis cidades no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (09).
As investigações da Operação Kick iniciaram no ano passado, quando a polícia descobriu que novos casos deste tipo de crime estavam acontecendo no Estado. Segundo a instituição, a prática não era novidade no Rio Grande do Sul, já que integrantes desta quadrilha, já haviam sido presos durante uma outra ação, realizada em 2017.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, as ordens para os crimes partiam de cidades catarinenses, já que a atuação da quadrilha ocorria através de anúncios de produtos colocados na internet, onde os criminosos atraiam as vítimas para o Rio Grande do Sul e após as sequestravam, passado a extorquir dinheiro para libera-las. A quantia recebida pelo resgate das vítimas era posteriormente depositada em contas bancárias no Brasil, de onde seguiam para outras contas e até mesmo para casas de câmbio no exterior, sendo sacada em espécie.
Até o momento, três pessoas foram presas, sendo duas delas em Santa Catarina.