Indicadores de violência contra as mulheres registram queda no Estado

De acordo com dados divulgados pela SSP, feminicídios, ameaças, lesões corporais, estupros e tentativas de feminicídio apresentaram diminuição em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado

De acordo com a SSP, os feminicídios tiveram redução de 55% em novembro de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano passado

Durante o mês de novembro, os cinco indicadores de violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul monitorados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública tiveram redução. O resultado foi divulgado pela SSP nesta quarta-feira e compara o desempenho no mês com o mesmo período no ano passado.

De acordo com a pasta, os feminicídios tiveram redução de 55%, passando de 11 casos em 2019 para cinco neste ano. Já nos demais indicadores as reduções foram de 9,5% nas ameaças, de 11,9% nas lesões corporais, de 1,3% nos estupros, e de 28,2% nas tentativas de feminicídio.

No acumulado de 2020, entre janeiro e novembro, os crimes também registraram queda, com exceção dos estupros, que apesar da queda no 11° mês, mantém alta de 6,3% no acumulado do ano.

Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, a sequência de reduções reflete a série de ações adotadas ao longo do ano pelos órgãos vinculados à SSP, além da mobilização integrada de todas as instituições que compõem a rede de proteção e fazem parte do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Outro crimes também apresentaram diminuição de casos em novembro. Os homicídios apresentaram queda de 12,6%, em que foram registradas 118 vítimas frente a 135 no mesmo mês do ano passado. Conforme a SSP, sete dos 23 municípios priorizados pelo programa RS Seguro não tiveram assassinatos em novembro. Já os latrocínios, ataques a instituições bancárias e a redução nos roubos de veículos também registraram queda no mês.