Sem inspiração, o Grêmio sofreu durante todos os 90 minutos, mas encontrou o gol, com Diego Souza, de pênalti, aos 56 da segunda etapa, e empatou com o Santos por 1 a 1, na Arena, nesta quarta-feira pela partida de ida das quartas de final da Libertadores. Em noite ruim coletiva, o Tricolor foi dominado pelo Peixe dentro de casa, viu os visitantes desperdiçarem oportundiades, mas buscou a igualdade no final do confronto em penalidade assinalada com o auxílio de VAR.
No jogo de volta, na próxima quarta-feira, às 19h15min, a equipe de Renato Portaluppi precisará vencer na Vila Belmiro.
Num jogo disputado, mas de baixa qualidade técnica, a equipe de Cuca controlou a bola e se aproveitou da pouca criatividade gremista, que sentiu a ausência do meia Jean Pyerre para armar lances ofensivos.
Grêmio sem criativade, Santos eficiente
Encaixado na marcação santista e com dificuldades para criar, o Grêmio fez um primeiro tempo ruim na Arena. Sem velocidade pelo meio-campo, o time de Renato Portaluppi não levou nenhum perigo ao gol de Johh.
Pelo lado santista, sem brilho ou criatividade, o time visitante se aproveitou de falha de Vanderlei, aos 35 minutos, para inaugurar o placar na Arena. Após cruzamento de Pará, o arqueiro gremista saiu mal da meta, a bola sobrou com Felipe Jonatan, que desviou para o meio e Kaio Jorge completou.
Depois do gol, logo na sequência, aos 39 minutos, graças ao VAR, o árbitro não comentou uma enorme lambança. Em dividida entre Pinares e Diego Pituca, o juiz deu cartão vermelho direto para o gremista. Alertado pela equipe do VAR, ele foi até o monitor, reviu o lance, cancelou o cartão e amarelou o santista.
Tricolor “escapa” no segundo tempo
Na volta do intervalo, Renato promoveu somente uma troca. Colocou David Braz no lugar de Walter Kannemann, que não atuava desde 3 de novembro como titular. No entanto, o Tricolor seguiu “encaixotado” pela marcação do Santos, que tentava aproveitar os espaços. Aos 3 minutos, Jobson livre na área, desperdiçou boa chance após cruzamento de Lucas Braga.
Aos 20 minutos, Darlan e Ferreira entraram nos lugares de Maicon e Luiz Fernando, para dar mais vigor ao ataque gremista. Logo após, David Braz provocou díficil defesa de John em cobrança de falta de longe.
Com vantagem, o Santos se fechou na defesa para garantir o bom resultado na ida e aproveitava para explorar jogadas de velocidade. Aos 24, o Peixe respondeu em vacilo de Darlan. Kaio Jorge livre na área, de frente para Vanderlei, mandou para fora. Aos 45 minutos, Jean Mota desperdiçou uma grande chance para o Santos. Madson puxou em velocidade e fez o cruzamento. O meia livre errou fácil.
Aos 50 minutos, com auxílio do VAR, o juiz marcou a penalidade após cruzamento de Ferreira, que parou nas mãos de Vinicius. O centroavante Diego Souza cobrou e igualou a partida.