Contribuintes terão de 16 a 30 de dezembro para o pagamento antecipado do IPVA em cota única, com desconto máximo de 25,05%. Segundo o calendário de Licenciamento 2021, publicado pelo Detran-RS, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pode ser parcelado entre janeiro, fevereiro e março ou pago pelo fim da placa, em abril. Já a validade do licenciamento deve variar conforme o último dígito da placa: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4, 5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.
O órgão explica que quem antecipar o IPVA ainda não vai ter acesso ao documento do exercício de 2021. O licenciamento do veículo é composto também pela taxa do Detran, eventuais multas vencidas – que podem ser pagas com o imposto – e o seguro obrigatório (DPVAT). O novo documento de licenciamento deve ser expedido após a virada do ano, já que ainda não há definição, em âmbito federal, sobre a cobrança do seguro DPVAT pela Seguradora Líder em 2021.
O documento deve ser atualizado automaticamente em sistema, confirmada a compensação bancária de todos os encargos legais do licenciamento. A partir daí, o proprietário do veículo pode acessar o CRLV digital no celular, via aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou, se quiser, imprimir o documento em papel branco e formato A4, com tinta preta, em página única.