A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas, vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desarticulou na manhã desta terça-feira uma quadrilha responsável por um esquema de roubo de grãos, em especial soja, na região Norte do Rio Grande do Sul. Essa foi a segunda fase da ofensiva que cumpriu ordens judiciais em Iraí e Frederico Westphalen, além de Xanxerê, em Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa atuava na região há muitos anos da mesma maneira: motoristas de caminhão eram aliciados pelo quadrilha, e destinados para efetuar carregamentos de cargas roubadas de soja, com valores entre R$ 70.000 e R$ 100.000. Após, os grãos eram desviados do seu destino final, sendo efetivada a troca das notas fiscais originais por notas “frias” de produtor rural , com objetivo de proporcionar a revenda a outras pessoas.
Nesta terça-feira, dois homens foram presos em Iraí. A dupla possuía um silo de armazenagem, que servia para a troca dos caminhões transportadores de soja e da nota fiscal. Os policiais também cumpriram um mandado de prisão de um homem que já se encontrava preso por tráfico de drogas, além de outros mandados de busca por pessoas que que emitiram notas de produtor rural supostamente sem procedência. Contando as duas fases da operação, seis pessoas foram presas.