Ter vacinas não significa “zero Covid”, alerta OMS

Diretor-geral de Emergências organização admite que progresso de imunizantes causa tranquilidade, mas que pandemia não acabou

Foto: Reprodução

A distribuição de vacinas contra a Covid-19 não vai eliminar sozinha a pandemia, advertiu a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira. As informações foram divulgadas pela Agência France Presse (AFP).

“Ter vacinas não significa zero Covid. Vacinas e [campanhas de] vacinação não resolverão por si só o problema”, explicou o diretor de Emergências da OMS, Michael Ryan, em entrevista coletiva por videoconferência. “Nem todos terão acesso às vacinas no início do ano que vem”, afirmou.

O Reino Unido se tornou na quarta-feira, o primeiro país ocidental a aprovar o uso de uma vacina contra a pandemia.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que o progresso vivido nesse ano no campo das vacinas “nos dá tranquilidade, podemos começar a ver uma luz no fim do túnel”. “Mas a OMS está preocupada diante da crescente percepção de que a pandemia acabou”, alertou.

“A verdade é que nesses momentos, muitos países sofrem uma alta transmissão do vírus, o que impõe uma enorme pressão sobre os hospitais, cuidados intensivos (UTIs) e profissionais da saúde”, completou.

O mundo chegou a 65 milhões de casos registrados nesta sexta-feira. O novo coronavírus, que surgiu oficialmente na China há quase um ano, já matou mais de 1,5 milhões de pessoas.