Mapa preliminar mostra risco alto para Covid em 20 regiões gaúchas

Só a de Taquara recebeu bandeira laranja; Recursos podem ser encaminhados até as 6h de domingo

O mapa preliminar de risco para a Covid-19, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira, mostra 20 regiões gaúchas com bandeira vermelha (risco alto) e só uma – a de Taquara e oito municípios do entorno – com bandeira laranja (risco médio).

A cor predominante do mapa preliminar reforça o alerta de aumento de internações pela Covid, o que levou o governo a estadual a publicar um decreto suspendendo o sistema de cogestão do Distanciamento Controlado, na semana passada. O objetivo é unificar as restrições, obrigando todos os locais com alto risco epidemiológico a seguir as regras e protocolos da bandeira vermelha, a fim de conter a contaminação.

“Precisamos reforçar a necessidade de cuidados e reduzir a circulação de pessoas e conter a propagação de coronavírus no RS. Agora, o que queremos é que as pessoas se encontrem menos, em festas e confraternizações, ou mesmo em parques e locais públicos, onde tendem a se cuidar menos. Não é hora de aglomerações. Reduzir contatos é muito importante nesse momento, porque quebramos o ciclo de contágio”, afirmou o governador Eduardo Leite, na segunda-feira.

No mapa preliminar anterior, todas as 21 regiões ficaram em vermelho. O Gabinete de Crise acatou dois pedidos de reconsideração e o mapa definitivo ficou com 19 em alto risco, a partir de terça passada. Na atual rodada, foram 20 bandeiras vermelhas no cálculo prévio, mas isso não quer dizer que houve melhora. Pelo contrário.

Para o total do Rio Grande do Sul, houve piora em todos os indicadores. Entre as maiores variações, destaque para o número de casos de Covid-19 ativos (aumento de 20%), os internados em leitos clínicos com Covid-19 registrados nos últimos sete dias (+15%) e os óbitos nos últimos sete dias (+29%).

Até as 6h de domingo, municípios e associações ainda podem enviar pedidos de reconsideração ao mapa preliminar. As bandeiras definitivas devem ser divulgadas na segunda-feira, entrando em vigor entre 8 e 14 de dezembro.

Leitos livres 

A equipe que monitora os indicadores do modelo de Distanciamento Controlado chama atenção para a contínua redução de leitos livres de UTI para atender pacientes da Covid.
Há duas semanas, havia 626 leitos de UTI livres. Na semana passada, eram 522 e, nesta semana, o número caiu para 496.

Enquanto os indicadores de Taquara melhoraram, os de Cachoeira do Sul e Guaíba, as duas únicas regiões com bandeira laranja na rodada vigente, pioraram.

Regra 0-0

Conforme o mapa preliminar da 31ª rodada, 489 municípios (do total de 497) ficaram em bandeira vermelha, somando 11,1 milhões de habitantes, o que corresponde a 98% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 193 (930,7 mil habitantes, 8,2% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não tiveram registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

RESUMO DA 31ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (2)

LARANJA > VERMELHA
Guaíba
Cachoeira do Sul

Regiões que continuaram iguais (18)

VERMELHA
Bagé
Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Cruz Alta
Erechim
Ijuí
Lajeado
Novo Hamburgo
Palmeira das Missões
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
Santo Ângelo
Uruguaiana

Região que melhorou (1)

VERMELHA > LARANJA
Taquara