Aprovação de Bolsonaro cai de 41% para 35%, revela pesquisa

Resultados mostraram que, pela primeira vez em dois meses, avaliação negativa superou a positiva

Foto: Marcos Corrêa/PR

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro caiu em duas semanas de 41% para 35%, segundo pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira. Já a desaprovação subiu de 31% para 38%.

Os resultados mostraram que, pela primeira vez em dois meses, a avaliação negativa supera a positiva. O grupo que considera o governo regular soma 27%.

A pesquisa Exame/Ideia é um pojeto une a Exame Research, braço de análise de investimentos da revista Exame, e o Ideia, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na série histórica, a desaprovação vinha superando a aprovação desde 2019 e atingiu o pico em junho, quando ficou em 54%. A aprovação, então, começou a subir no mesmo período em que o auxílio emergencial passou a ser pago. Agora, volta a ficar inferior à desaprovação, no momento em que o governo repassa a última parcela do auxílio emergencial.

Um dos dados que reforça a possível relação com o auxílio emergencial é a desaprovação entre pessoas que recebem até um salário mínimo, que subiu de 39% para 46%. Nas classes A/B a aprovação está em 44%. A aprovação do governo permanece maior nas regiões Norte (62%) e Centro-Oeste (47%).