O Grêmio precisava apenas administrar a vantagem conquistada no jogo de ida para ir às quartas de final da Libertadores. Fez mais do que isso. Na noite desta quinta-feira, na Arena, voltou a vencer o Guaraní do Paraguai, por 2 a 0, e assegurou classificação à próxima fase da competição continental sem correr nenhum tipo de risco.
Os gols foram marcados um em cada tempo. Após demora na consulta pelo VAR, o gol de Ferreira em cruzamento de Cortez foi confirmado pela arbitragem e fez o primeiro. No último lance do jogo, Rodrigues fez o segundo e definiu o marcador. Com o resultado, o Grêmio garante vaga nas quartas de final da Libertadores, para enfrentar o Santos. As datas ainda não foram confirmadas pela Conmebol. Por ter melhor campanha na primeira fase, quem decide em casa é o time paulista.
Grêmio sai na frente, mas perde Jean Pyerre no fim do primeiro tempo
O jogo começou com um atraso de 10 minutos por conta de uma confusão com os uniformes. O Guaraní entrou com um uniforme reserva, em tom de azul claro, já que a equipe de arbitragem foi a campo com amarelo e preto, cores do time paraguaio. Por conta disso, os árbitros e os visitantes tiveram de voltar aos vestiários ajustar as vestimentas.
Já o Guaraní pouco conseguiu produzir, esbarrando na clara limitação técnica de sua equipe. A primeira chegada ocorreu apenas aos 28 minutos. Após jogada pela direita, o cruzamento buscou Baéz na segunda trave. Ele subiu mais alto que Orejuela e cabeceou buscando o ângulo de Vanderlei, mas ela subiu e passou por cima do travessão, dando apenas um susto na torcida.
Grêmio administra vantagem no segundo tempo
Para tentar reverter a enorme desvantagem, o Guaraní mexeu duas vezes. Mas foi o Grêmio quem começou mais perto de ampliar, em duas chegadas antes dos dez minutos. Primeiro, Lucas Silva recebeu após trama pela esquerda e bateu forte, obrigando Sérvio a fazer grande defesa. Depois, o ataque se atrapalhou, e Churín e Ferreira bateram cabeça, deixando de marcar o segundo do Tricolor.
Aos 20, o Grêmio até chegou ao gol. No entanto, o árbitro Wilmar Roldán flagrou impedimento de Isaque, que empurrou a bola para as redes após bate rebate da zaga com Darlan. O VAR confirmou que o jogador estava adiantado, e o placar se manteve em 1 a 0.
Nos minutos finais, restou ao Grêmio tocar a bola, com as trocas promovidas por Renato dando novo fôlego ao time. Primeiro, Maicon e Pinares entraram. Depois, foi a vez de Diego Souza e de Gui Azevedo receberem oportunidade de minutagem na Libertadores. Diego Souza foi o mais participativo: foi atingido no rosto e viu Benítez ser expulso, e deu assistência para Rodrigues marcar o segundo, no último lance do jogo, e definir o placar e a classificação para as quartas.
Copa Libertadores – jogo de volta das oitavas de final
Grêmio 2
Guaraní 0
Servio; Tripichio (Villalba), Romaña, Baez e Benítez; A.Benítez, Fernandez, Florentin (Fernando Fernández) e Maná; Dominguez e Bobadilla. Técnico:
Gols: Ferreira (6/1T) e Rodrigues (52/2T)
Cartões amarelos: Florentín, Villalba (Guaraní); Isaque (Grêmio)
Cartão vermelho: Miguel Benítez (Guaraní)
Arbitragem: Vilmar Roldán (COL)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 03/12, às 21h30min