Operação Graneleiro prende quadrilha especializada em furto de cargas de grãos

Quadrilha causou prejuízo superior a R$ 1 bilhão

Foto; divulgação PC

A Polícia Civil gaúcha prendeu na manhã desta quarta-feira (2), integrantes de uma organização criminosa especializada em furto e desvio de cargas de grãos, como arroz,  milho, soja e trigo. De acordo com  as autoridades, em cinco anos de atuação, a quadrilha pode ter causado um prejuízo superior a R$ 1 bilhão.

A Operação Graneleiro foi realizada de forma simultânea em nove municípios do Rio Grande do Sul e em três catarinenses, contou com o trabalho de 150 policiais e 40 viaturas.
No total foram executados 26 mandados de prisão preventiva, 28 mandados de busca e apreensão residencial, 30 mandados de apreensão de caminhões e carros utilizados pelo grupo criminoso.

Os criminosos eram investigados desde maio, em uma ação conjunta da Polícia Civil com a Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Comando Rodoviário da BM.

O grupo atuava de maneira empresarial, com posições definidas de chefia, indivíduos encarregados da contratação de fretes, recrutamento de motoristas, compra e manutenção de caminhões e ainda “laranjas”, que serviam para o registro de caminhões, imóveis, empresas fantasmas e demais investimentos da renda obtida com os crimes.

Os criminosos eram comandados por três homens, um deles morador de Ijuí e dois de Cruz Alta. Dois deles já haviam sido detidos em julho passado.

O outro chefe do grupo foi preso preventivamente hoje em Ijuí, após buscas em sua casa, sendo também apreendidos objetos e veículos relacionados à investigação.