Articulador da transição de governo, Schirmer nega tratativas para cargo na prefeitura da Capital

Vereador eleito foi anunciado durante reunião com apoiadores

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Na primeira reunião oficial com os partidos aliados, durante a manhã desta quarta-feira, o prefeito eleito Sebastião Melo (MDB) oficializou o nome de Cezar Schirmer como o articulador da transição de governo. O emedebista foi um dos nomes mais votados para o cargo de vereador em Porto Alegre nas últimas eleições, e é conhecido por ter ocupado posições de destaque nas administrações do partido em nível estadual.

Durante a gestão de José Ivo Sartori, por exemplo, exerceu o posto de secretário de Segurança Pública. Schirmer, entretanto, nega a existência de tratativas para que faça parte, de forma permanente, do próximo governo municipal. “A única posição que tenho é aquela delegada pelo povo, no mais recente processo eleitoral. Autodeterminei que a minha tarefa seja de fazer o possível, não necessariamente em um cargo”, ponderou o político.

Além de representantes dos sete partidos que deram início à coalizão encabeçada por Melo e Ricardo Gomes (MDB, DEM, Cidadania, SD, DC, PRTB e PTC), participaram da reunião políticos das legendas que endossaram a campanha no segundo turno. Esse é o caso dos ex-candidatos à prefeitura Gustavo Paim (PP) e João Derly (Republicanos), por exemplo. Também estavam presentes políticos filiados ao PSDB, do atual prefeito Marchezan.

No início do encontro, que aconteceu de portas fechadas à imprensa, o prefeito eleito falou ao microfone e detalhou algumas pautas que entrarão em discussão ainda no período de transição. Uma delas é a articulação com a Câmara de Vereadores. Melo reiterou que irá se reunir com todas as bancadas – incluindo as de oposição. O vereador eleito Pedro Ruas (PSOL) foi citado como uma das pessoas já contatadas no bloco.

Há a possibilidade de que a nova administração convoque, para o início do ano, sessões extraordinárias no Legislativo. Na avaliação do próximo líder do Executivo, essa é a época ideal para a aprovação de algumas pautas. “Eu imagino que o governo possa ter entre 22 e 26 parlamentares na base. Isso vai depender, obviamente, de um avanço nas negociações. O que deve prevalecer é o interesse de Porto Alegre”, ponderou Cezar Schirmer.

Comitê de enfrentamento à pandemia terá entidades econômicas

A tentativa de aliar o fortalecimento da economia ao combate à Covid-19 em Porto Alegre, presente na campanha de Sebastião Melo, vai ser reforçada a partir de um comitê. O grupo vai ser criado ainda no período de transição, sob a articulação de Schirmer e liderança do prefeito e vice eleitos. O primeiro objetivo é a análise de 95 decretos publicados pela atual gestão no tema.

Entidades como o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) serão convidadas para integrar o comitê. As representantes do ponto de vista econômico devem ser Fecomércio-RS, Federasul e FIERGS – citadas nominalmente ao longo da reunião que aconteceu no diretório estadual do MDB.

Finanças preocupam

Além da saúde, a transição vai tratar da educação – que, na visão da nova administração, precisará passar por uma adequação no calendário. Os políticos levam em consideração o fato das aulas presenciais terem sido suspensas por um longo período em 2020, fato que ainda deve refletir no setor nos próximos anos. A Fazenda também será priorizada, já que o fim do socorro do Governo Federal aos estados e municípios preocupa.