O Dia Nacional das Relações Públicas, celebrado anualmente em 2 de dezembro, marca também os 53 anos da regulamentação da profissão no país. Por essa razão, uma campanha de valorização vai ser lançada, nesta quarta, com enfoque na importância desses profissionais para a mediação das relações pessoais em sociedade.
O sistema Conferp-Conrerps, órgão fiscalizador da profissão, vai divulgar uma cartilha informativa sobre o tema. O material vai ser divulgado em redes sociais e entregue a setores públicos, a exemplo de prefeitos eleitos e câmaras de vereadores, entidades das mais diversas finalidades, indústria, comércio e empresas prestadoras de serviços.
O presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região, o relações-públicas Luiz Fernando Muñoz, celebrou, em entrevista à Rádio Guaíba, o fato de que “a área é a única da comunicação com regulamentação própria e que conta com um conselho profissional de atuação em todas as regiões do Brasil”.
A campanha de valorização profissional de 2020 vai evidenciar o valor estratégico e social dos trabalhadores da área para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações. O intuito é ampliar o conhecimento da sociedade sobre as Relações Públicas para que ela possa se beneficiar corretamente desse exercício e potencializar o crescimento dele.
O presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), o relações-públicas Marcelo Tavares, reforça que a força da atividade de Relações Públicas está nos “relacionamentos como capital cultural, essencial na gestão da comunicação das empresas”. Em 2020, a área de atuação completa 106 anos no país.