Estudo detecta coronavírus em todas as amostras coletadas em Porto Alegre e região Metropolitana

Nas semanas anteriores, havia predomínio de resultados negativos em arroios da região Metropolitana

Foto: Manuel Loncan/Fepam

Pesquisadores encontraram indícios do novo coronavírus (Sars-CoV2) em todas as estações de tratamento de esgoto e pontos de captação de água bruta, em Porto Alegre e região Metropolitana. As amostras foram coletadas entre 15 e 28 de novembro.

Os resultados, de acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Aline Campos, são preocupantes, por demonstrarem a alta disseminação do vírus na região.

Nas semanas anteriores, havia predomínio de resultados negativos em arroios da região Metropolitana. Nessa última coleta, todas as amostras de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de arroios foram positivas, pela primeira vez desde o início da análise.

Os municípios que tiveram amostras coletadas foram Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

“É fundamental redobrar os cuidados de higiene e distanciamento social neste momento, devida à alta circulação viral”, ressalta Aline. O novo boletim de acompanhamento do monitoramento ambiental do coronavírus, com todas as informações de coletas, deve para ser publicado durante a semana.

A pesquisa é uma parceria entre Secretaria da Saúde (SES), instituições do setor ambiental e universidades, como Feevale, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).