Brigada Militar atendeu 31 ocorrências eleitorais nas cidades que tiveram 2º turno

Houve oito prisões, dez termos circunstanciados, 24 veículos fiscalizados e 244 pessoas abordadas

Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

A Brigada Militar divulgou na manhã desta segunda-feira o balanço final da atuação no 2º turno das eleições municipais de 2020, ocorrida no domingo. Destacando a tranquilidade do pleito, a BM atendeu 31 ocorrências eleitorais em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas. Um total de 244 pessoas suspeitas foram abordadas e 24 veículos foram fiscalizados.

Conforme a BM, oito pessoas foram presas por boca de urna, além de uma por desacato, duas por desobediência e duas por crimes comuns relacionados às eleições que resultaram em auto de prisão em flagrante. No total, dez termos circunstanciados foram lavrados. Tratam-se de dois homens por boca de urna e outros dois por desobediência em Canoas e ainda um indivíduo por desacato em Caxias do Sul. Cinco mulheres foram autuadas por boca de urna em Canoas e outras quatro em Porto Alegre.

Durante a ação nas eleições, a Brigada Militar empregou mais de 3 mil policiais militares e utilizou 700 viaturas. A corporação, para garantir a tranquilidade e segurança durante o pleito eleitoral, também atuou em conjunto com as demais instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública do Estado, como Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Comando de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, bem como da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).