Sebastião Melo vence Manuela D’Ávila e governa Porto Alegre a partir de 2021

Emedebista teve 54,58% dos votos, neste domingo

Foto: Joel Vargas / Agência ALRS / Divulgação

Com 54,58% dos votos válidos, às 18h50min, Sebastião Melo (MDB) teve a vitória reconhecida pela adversária, Manuela D’Ávila (PCdoB), em uma coletiva de imprensa, e vai governar Porto Alegre de 2021 a 2024. Com 97,79% das urnas apuradas, o deputado estadual derrotou a ex-deputada federal por uma diferença de cerca de 60 mil votos, abrindo mais de nove pontos de vantagem. Manuela contabilizou 45,42% dos votos válidos em um pleito com uma abstenção expressiva, assim como no primeiro turno.

Sebastião de Araújo Melo, de 58 anos, ocupou o cargo de vice-prefeito até 2016, sendo derrotado no pleito anterior. No primeiro, Melo já havia revertido o prognóstico das pesquisas, ficando em primeiro lugar, com 31% dos votos, contra os 29% de Manuelaa.

Goiano de Piracanjuba e radicado há mais de 40 anos em Porto Alegre, Melo leva ao Paço a experiência de três mandatos na Câmara Municipal – onde chegou a ser presidente, em 2007 –, e do conhecimento que adquiriu no cargo de vice durante a gestão José Fortunati (2013-2016). Entre 2018 e 2020, atuou como deputado estadual.

Concorrendo pela segunda vez à Prefeitura, Melo enfim chega ao poder após ter construído uma aliança com a direita, em uma guinada quando comparado às escolhas de quatro anos atrás, quando compôs um bloco de centro-esquerda para se lançar. Dessa vez, quem o acompanha na chapa é Ricardo Gomes (DEM), um vereador defensor das bandeiras liberais – em 2016, havia sido a deputada Juliana Brizola (PDT).

Ao longo da campanha, Melo acabou tendo que encarar situações atípicas, como a de enfrentar o candidato que o derrotou quatro anos atrás e ter como rival aquele o colega de gestão José Fortunati (PTB). Nos últimos dias do primeiro turno, porém, após uma denúncia de um candidato a vereador que apoiou Melo, a chapa de Fortunati teve o registro indeferido. O petebista, na semana seguinte, declarou apoio a Melo.