Paula Mascarenhas, de 50 anos, reeleita prefeita de Pelotas com 68,70% dos votos válidos, concedeu entrevista coletiva, no início da noite desde domingo, em um hotel, no centro da cidade. Ela falou acompanhada do vice-prefeito, também reeleito, Idemar Barz; do governador Eduardo Leite, que a antecedeu no Executivo municipal, e de deputados que a apoiaram.
Paula abriu a fala agradecendo a população. “Muito obrigada aos mais de 105 mil pelotenses que votaram em nome de um projeto que vem transformando Pelotas ao longo de oito anos (somando com o mandato de Eduardo Leite). Eu sou muito grata a Pelotas, que me oferece tantos desafios e experiências, mas também tanto afeto, carinho e confiança”, disse.
Paula afirmou interpretar a votação como manifestação de reconhecimento ao trabalho feito nos últimos oito anos. Paula relembrou várias realizações do último mandato. “Entregamos todas as escolas, investimos em tecnologia”, enumerou. A prefeita falou sobre o momento difícil. “Um inimigo poderoso e invisível, que ainda não vencemos. É o grande desafio dos próximos meses, conseguir encontrar caminhos para vencer o coronavírus e os caminhos da retomada econômica. Com o projeto da Retomada Pelotas, vamos dar a resposta necessária”, projeta.
Por meio do programa Retomada Pelotas, a prefeita planeja atuar no apoio a empreendedores e no fomento à economia local, em incentivos para atração de novos investimentos, políticas para o primeiro emprego e parcerias com a iniciativa privada.
Outra prioridade é o reforço do sistema de saúde, com a consolidação do programa Saúde Ativa, que ampliou, junto aos hospitais, a oferta de exames, consultas e cirurgias eletivas de média complexidade.
Outro pilar importante para o futuro da saúde em Pelotas envolve a construção do Hospital de Pronto Socorro Regional, juntamente com o governo estadual. A fortificação do Pacto Pelotas Pela Paz, a ampliação do turno integral na rede de ensino, o avanço das regularizações fundiárias e a conclusão das obras da ETA São Gonçalo e da ETE Novo Mundo são outras iniciativas fundamentais para o próximo mandato.
Leite
O governador falou sobre a primeira mulher reeleita de Pelotas. “Os votos do primeiro turno já chancelaram um trabalho. Com quase 70% dos votos, temos a recondução da Paula. No mandato, ficou claro que a prioridade da população era segurança pública e ela cumpriu. Claro que saúde e segurança se mantém como prioridade e há o desafio de melhorar mais a zeladoria. Estou muito orgulhoso como cidadão pelotense”, afirmou.
Leite também cumprimentou os outros prefeitos eleitos neste domingo. “Como partidário do PSDB celebro os resultados que o partido teve no segundo turno. Como governador, respeito a decisão soberana da população. E vamos trabalhar com os prefeitos eleitos para atender as necessidades de cada uma das cidades”, garantiu.
Uma reunião deve ocorrer na próxima semana com os prefeitos eleitos com o objetivo de afinar e ajustar parcerias com o governo estadual.
Ivan
Em uma publicação em rede social, o vereador Ivan Duarte (PT), candidato derrotado em segundo turno para a prefeitura de Pelotas, agradeceu aos eleitores pelos votos recebidos neste domingo. “Foram 47.941 pessoas que acreditaram no nosso projeto e foram às urnas, votaram 13 e decidiram Mudar Pelotas”, exaltou.
“Estamos orgulhosos dessa caminhada. Sabemos que o povo de Pelotas deseja mudar e seguiremos construindo essa mudança no dia a dia da nossa luta”, comentou.
Por fim, agradeceu a votação. “Agradecemos todo o apoio que recebemos nessa caminhada, a quem votou e acreditou em nós. Esse projeto não é nosso, é do povo. Desejamos o melhor para Pelotas e seguiremos ousando sonhar uma cidade igualitária, justa para o seu povo, justa para as mulheres, negras, os lgbtqi+, deficientes, trabalhadores (as). A luta continua”, garantiu.
Após sete mandatos como vereador, o psicólogo de 58 anos concorreu pela primeira vez a prefeito.
*Com informações da repórter Angélica Silveira