Paula Mascarenhas é reeleita prefeita de Pelotas

Candidata do PSDB derrotou petista, com 67,5% da preferência do eleitorado

Foto: Angelica Silveira / Especial

Paula Schild Mascarenhas se reelegeu, neste domingo, prefeita de Pelotas com 67,50% dos votos válidos com 85,67% das seções apuradas, até as 18h30min. O candidato derrotado teve 32,50%. Ela e o vice Roger Ney vão governar a quarta cidade com o maior número de morados do Rio Grande do Sul com 343.132 pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município ocupou em 2017 a nona posição no ranking dos municípios com 2% de participação no Produto Interno Bruto do Estado, de acordo com dados do Departamento de Economia e Estatística (DEE).

Paula Schild Mascarenhas, de 50 anos, nasceu em Pelotas. Ela se formou em letras em 1990, com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de professora, Paula trabalhou com Bernardo de Souza na Assembleia Legislativa e na prefeitura da cidade da metade Sul.

Em 2012, ela se elegeu vice-prefeita pelo PPS na chapa do atual governador Eduardo Leite. Quatro anos depois, venceu as eleições com 59,86% dos votos, tornando-se a primeira mulher a ser eleita para comandar o executivo e a primeira pessoa a vencer no primeiro turno a eleição municipal.