Instabilidade persiste no RS, com sol e nuvens nesta segunda-feira

Tempo segue abafado, com máximas próximas de 30ºC

sol domingo
Foto: Alina Souza / CP Memória

O sol chega a aparecer com nuvens, em parte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira. O tempo, contudo, ainda não firma. No Sul e região da Lagoa dos Patos, o tempo fica mais aberto e predominantemente seco.

No Oeste, no Noroeste e na Metade Norte, são esperadas áreas de instabilidade que trazem períodos de chuva no decorrer do dia. Há a possibilidade de pancadas fortes isoladas e algum risco de temporais localizados, mais no Noroeste e no Norte. A temperatura não se eleva muito e sobe menos que nesse domingo, mas a sensação de tempo abafado permanece.

As mínimas devem rondar 15ºC, em São José dos Ausentes, e 18ºC, em Bagé. As máximas podem chegar a 27ºC, em Santa Cruz do Sul, e a 28º, em Livramento. Porto Alegre deve ter mínima de 21ºC e máxima de 27ºC.

A passagem de linha de tempestades pelo Rio Grande do Sul entre a noite de sábado e a madrugada de domingo trouxe transtornos em diversas regiões. A instabilidade trouxe rajadas fortes em muitos locais, o que provocou falta de energia elétrica.

Na região de Uruguaiana e Quaraí, as rajadas mais fortes ficaram entre 80 km/h e 95 km/h com queda de árvores, falta de luz e danos em estufas de plantações. Em Bagé, as rajadas chegaram a 83,5 km/h. Tupanciretã teve vento de 74 km/h. Outras localidades, onde não há estações meteorológicas, igualmente tiveram vento forte.

Na BR-290, entre São Gabriel e Rosário do Sul, árvores caíram na pista devido ao temporal. Houve queda de árvores também na Serra. Ainda no Norte, bombeiros de Não-Me-Toque atenderam diversas ocorrências para desobstrução de ruas por queda de árvores.

Em Marau, houve destelhamentos, quedas de árvores e postes. Os volumes de chuva das últimas 72 horas ficaram perto ou acima de 50 mm em muitas cidades das Metade Oeste e Norte do Rio Grande do Sul com acumulados isolados acima de 100 mm, como na região de Alegrete e no Noroeste gaúcho.

Nesta semana, a instabilidade fica concentrada na Metade Norte.