Abertas desde as 7h, as seções eleitorais de Porto Alegre tem atendimento prioritários a idosos e pessoas do grupo de risco da Covid-19 até às 10h deste domingo (29). E, na maioria dos principais colégios eleitorais da Capital, a adesão desses públicos é grande desde o início da votação para o segundo turno.
A Escola Estadual de Ensino Médio Santos Dumont, localizada no bairro Assunção, na Zona Sul de Porto Alegre, já tinha filas minutos antes da liberação do sistema nas urnas eletrônicas. Boa parte dos eleitores que optaram por adiantar o exercício democrático eram idosos – algo que já havia sido percebido na primeira fase do pleito.
Assim como aconteceu no último dia 15, os mesários seguem respeitando protocolos bastante restritivos para evitar a disseminação da Covid-19. Todos usam máscaras e face shields, além de ofereceram o álcool em gel para quem vai votar. Os cidadãos também precisam estar de máscara para entrar nas seções.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que as pessoas levem a própria caneta, para evitar o contato com os materiais usados por outros eleitores. Entretanto, em caso de esquecimento, é possível usar o dispositivo presente na própria zona de votação. Como é preciso votar em só um candidato, para prefeito, o processo é rápido.
Além de Porto Alegre, outras quatro cidades gaúchas voltam às urnas hoje: Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria. A votação pode ser feita até às 17h, quando as urnas serão fechadas para a apuração. Apesar dos atrasos registrados no primeiro turno, o TSE promete que a divulgação dos resultados acontecerá ainda nas primeiras horas da noite.
Galeria: primeiros eleitores votam em Porto Alegre