Em discurso da vitória, Melo reforça gestão pautada em economia e saúde

Prefeito eleito neste domingo afirmou que transição do governo começa a trabalhar nesta segunda-feira e prevê reuniões com Eduardo Leite e Bolsonaro durante a semana

Foto: Mauro Schaefer/CP

“Reina a paz a partir de agora em nossa cidade”, afirmou o prefeito eleito Sebastião Melo, ao lado de apoiadores e da família no primeiro discurso no Hotel Ritter, no Centro de Porto Alegre, na noite deste domingo. No discurso da vitória, acompanhado pelo vice-prefeito eleito Ricardo Gomes (DEM), o emedebista prometeu uma gestão pacífica, republicana e de muito diálogo. Durante toda a fala, que durou pouco mais de uma hora, ele reforçou as pautas de equilíbrio financeiro e da saúde pública, defendidas na campanha. Melo teve 370.550 votos, o equivalente a 54,6% dos válidos computados na cidade.

À adversária no segundo turno, Manuela D’Ávila (PCdoB), que garantiu 43,37% (quase 70 mil votos de diferença), Melo direcionou palavras de reconhecimento e destacou ter “relação pessoal” com ela. “Quero fazer reconhecimento da adversária, que foi legítima. Temos uma relação pessoal, fomos colegas”, afirmou. Mais cedo, em discurso rápido, sem citar o nome de Melo, Manuela desejou sorte para o novo prefeito a partir de 2021.

Todo o planejamento, conforme Sebastião Melo, já deve começar a ganhar forma nesta segunda-feira quando está prevista a criação de um comitê para a transição de gestões. Nele, o foco deve ser a Covid-19, em especial os decretos sobre o funcionamento das atividades econômicas na cidade.

“Eu tenho dito que a economia e a saúde devem caminhar juntos, não tem mais o abre e fecha, a cidade precisa funcionar. Não está no nosso radar fechar a cidade de Porto Alegre”, afirmou. Ele também deu ênfase para duas propostas “carros-chefe” da campanha: suspensão parcial do pagamento do IPTU e repensar o Refiz àqueles que não cumpriram com o pagamento durante a pandemia. Para ambos, prometeu projetos entregues à Câmara já nos primeiros dias da gestão. “Se algum comércio levou multa durante a pandemia, vamos isentar todas elas”, disse em meio a aplausos e saudações.

Animado, Melo divulgou ainda uma agenda que pretende marcar ainda para esta semana, incluindo uma visita ao governador Eduardo Leite na terça-feira e ao presidente Jair Bolsonaro na quarta-feira. Com Leite, disse querer discutir a segurança pública e o Cais Mauá, “além de muitas áreas que são do Estado e podem fazer parte da regulação fundiária”. Já com o presidente da República, Melo quer debater obras financiadas pelo poder federal, como o da Severo Dullius. Mas, segundo ele, principalmente a compra e distribuição da vacina, que deve ganhar atenção especial e urgente na próxima gestão.

“Estou muito convencido que o governo federal vai comprar a vacina. O Reino Unido anunciou hoje que vai começar a vacinar dia 7 em seu país. Isso é uma noticia alvissareira”, comemorou Melo. E acrescentou, caso necessite de um “Plano B”: “Mas se o presidente não comprar vacina vamos fazer um consórcio metropolitano e compraremos a vacina”, prometeu.

“Nossa candidatura uniu a cidade”
Vereador três vezes, vice-prefeito e deputado estadual, Sebastião Melo chega ao Paço Municipal com uma coligação no segundo turno reunindo quase dez agremiações.

“A nossa candidatura uniu a cidade, resultado que se justifica pela coerência de programa e ideias, deixando de lado a ideologia. Nós queremos governar com união. Ideologia não resolve problema. O que resolve é trabalho, competência. Eu recebo a vitória com muita humildade. Vou olhar para todos, mas vou ser um prefeito que vai olhar principalmente para os que mais precisam nesta cidade”, discursou, para aproximadamente 200 pessoas.

De acordo com ele, o bairro Mario Quintana deve receber as primeiras ações da nova gestão.