O Tribunal Regional da Primeira Região (TRF1) emitiu nota, neste sábado, em que esclarece as medidas tomadas após o ataque hacker sofrido na noite de quinta-feira, que expôs dados sensíveis de mais de 40 bases de dados da Corte.
O Tribunal detalha que tomou conhecimento do acesso indevido ao ambiente de dados por volta de 19h e que, por conta disso, adotou “medidas destinadas a isolar totalmente os serviços dos sistemas oferecidos aos usuários externos, impedindo qualquer acesso remoto”.
O ataque foi comemorado nas redes pelos invasores, que afirmaram ter capturado os dados e conseguido mostrar a “vulnerabilidade” do sistema do TRF-1. O tribunal, que abrange casos de 13 Estados e do Distrito Federal, é o que abriga mais processos no País.
Em um site usado por hackers para expor vazamentos, foram publicados nomes de arquivos de quatro das 47 bases de dados do TRF-1 acessadas pelos invasores.
Veja a nota do TRF-1 na íntegra:
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília e jurisdição sobre 13 estados da Federação e o Distrito Federal, vem a público esclarecer que, na noite dessa quinta-feira, dia 26 de novembro de 2020, por volta das 19h, tomou ciência de acesso indevido ao seu ambiente de dados.
Em razão disso, resolveu adotar medidas destinadas a isolar totalmente os serviços dos sistemas oferecidos aos usuários externos do TRF1, impedindo qualquer acesso remoto.
Deve ser pontuado que, ao mesmo tempo em que trabalhava para o restabelecimento dos seus sistemas de informática, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, considerando a gravidade do ocorrido, adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração dos fatos.
É de se informar ainda que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação deste Tribunal Regional Federal permanece trabalhando e espera, já neste sábado, dia 28 de novembro de 2020, iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada.
Por fim, segundo os elementos levantados até o momento pela Secretaria de Tecnologia da Informação não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional deste Tribunal Regional Federal.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região