Depois de o governo estadual colocar todas as regiões gaúchas em bandeira vermelha no mapa prévio do Distanciamento Controlado, o governador Eduardo Leite se mostrou enfático, nesta sexta-feira: “Estamos vivendo uma segunda onda de coronavírus”. Em vídeo, ele alertou a população para reforçar os protocolos sanitários e minimizar os impactos da pandemia frente a mais de 6,7 mil mortes e um sistema de saúde com mais de 80% da ocupação comprometida.
“É muito importante que todos se cuidem. Que evitem aglomerações, que evitem contatos desnecessários”, pediu Leite referindo-se às festas de fim de ano. Mais cedo, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., publicou um novo decreto na mesma linha: vedando qualquer aglomeração em espaço público ou privado, assim como eventos sociais a partir de segunda-feira.
De acordo com Leite, o governo do Estado deve se reunir na próxima segunda-feira, à tarde, com a Federação de Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para alinhar, conjuntamente, protocolos em função do cenário crítico da pandemia. De antemão, Leite já entregou que as novas medidas devem afetar “o menos possível da economia, reconhecendo a importância dela continuar girando”.