A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) publicaram, nesta sexta-feira, um documento orientando os hospitais a manterem a capacidade máxima de atendimento para pacientes com Covid-19.
Segundo o documento, para evitar sobrecarga do serviço público de saúde nas próximas semanas, a indicação é de que as instituições adotem medidas de interesse público, como a reativação de estruturas e equipes de profissionais da saúde mobilizados no primeiro pico da pandemia.
De acordo com o governo estadual, o texto visa garantir atendimento de pacientes em situações graves e de urgência, seja por Covid-19 ou não, especialmente nas áreas de oncologia e cirúrgicas em geral.
Isolamento “como possível”
“Para os pacientes com Covid-19 recomenda-se uma área isolada, como vem sendo realizado, mas caso não exista a possibilidade de isolamento, deve-se igualmente internar o paciente, isolando-o como possível”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.
Suspensão de cirurgias
Conforme a nota do governo, recomenda-se que seja avaliada a suspensão, se necessária, das cirurgias eletivas que não comprometam a saúde do paciente e também que não ocorra redução da força de trabalho no período de final de ano e verão.
As instituições hospitalares devem continuar atualizando diariamente a ocupação de pacientes e disponibilidade de leitos no sistema de informações da Secretaria Estadual de Saúde.