Com aumento da demanda, Clínicas reabre leitos para tratamento de pacientes críticos da Covid-19

Taxa de ocupação nos leitos de tratamento intensivo para a doença chega a 97% na instituição

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

O aumento na demanda por leitos de atendimento a pacientes em situação crítica por causa da Covid-19 fez que com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre reabrisse oito leitos dedicados à doença no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Com isso, a instituição – que é uma das referências para o combate da doença na Capital – volta a contar com 66 vagas exclusivas para casos gravíssimos de coronavírus.

Mesmo com a nova ampliação, a taxa de ocupação nos leitos de tratamento intensivo do Clínicas é de 97%. São 64 pacientes com necessidade de monitoramento extensivo no hospital, sendo que 62 deles já foram diagnosticados com a doença. Há, ainda, outras 27 pessoas com a Covid-19 na instituição, sendo 25 adultos e duas crianças.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas, a medida está alinhada com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e a instituição segue em alerta para manter os atendimentos à população normalmente. Os profissionais reiteraram a necessidade do uso de máscara e higiene das mãos para evitar a propagação do vírus.

A situação também é crítica no Hospital Moinhos de Vento. A emergência do local está fechada a quase quinze dias por causa da superlotação, em decorrência da nova onda de contágio da Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa, a medida será revista hoje e pode ser ampliada.