Mapa preliminar de risco da Covid-19 classifica 13 regiões em bandeira vermelha

Nove áreas com bandeira laranja tiveram piora nos indicadores. Em outras três situação melhorou

Foto: Reprodução

Treze das 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul ficaram com bandeira vermelha no mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira pelo governo estadual. De acordo com as autoridades de saúde, é alto o risco de contágio nas áreas de Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Canoas e Ijuí, que já tinham bandeira vermelha, e nas de Caxias do Sul, Uruguaiana, Erechim, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba, Santa Maria e Lajeado.

De acordo com o relatório, o Rio Grande do Sul vem percebendo aumento nas hospitalizações e internações em leitos de UTI relacionadas à Covid, o que justifica o aumento das regiões em vermelho. Nas áreas de Santo Ângelo, Santa Rosa e Cruz Alta, a situação melhorou. Todas elas voltaram, com isso, para a bandeira laranja.

Conforme o governo estadual, o momento é de alerta: foram observados aumentos em todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. Houve elevação de 65% (de 171 para 282 casos) no número de óbitos e de 27% (de 923 para 1.171 casos) nas hospitalizações atribuídas à Covid-19, na comparação com os sete dias anteriores.

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 podem adotar protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo. Regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, bastando que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Pedidos de reconsideração à classificação de risco podem ser feitos até as 6h de domingo. O mapa definitivo sai na tarde de segunda-feira e vale a partir de terça.

RESUMO DA RODADA

Regiões que apresentaram pioraram (9)
Caxias do Sul (em cogestão)
Uruguaiana
Erechim (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Guaíba
Santa Maria (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)

Regiões que continuaram iguais (9)

VERMELHA
Novo Hamburgo (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)

LARANJA
Bagé
Taquara (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)

Regiões que melhoraram (3)

VERMELHA > LARANJA
Santo Ângelo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)