Amapá teve três quedas de energia em segundo apagão, diz ministério

Foto: Ministério de Minas e Energia/Divulgação

O Ministério das Minas e Energia afirmou que o novo apagão no Amapá, ocorrido na noite de terça-feira, se deu após três quedas seguidas de energia no Estado. Segundo a pasta, a primeira interrupção, de 183 megawatts de carga, foi registrada às 20h27min, em virtude do desligamento automático do transformador da subestação de Macapá e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.

De acordo com a companhia Eletronorte, a sobrecarga da unidade foi a responsável pelo apagão. Também em nota, Operador Nacional do Sistema (ONS) identificou que os desligamentos podem ter sido causados no momento da energização de uma linha de energização. “A linha está sendo mantida desligada até avaliação a ser realizada pela Companhia de Eletricidade do Amapá, distribuidora local”, acrescenta o órgão.

“No processo de retomada do fornecimento de energia, houve dois novos desligamentos ocorridos às 21h03min e 21h20min”, explicou o ministério, que diz ainda que é preciso investigar a razão do incidente.

Voltou ao estágio anterior

A retomada da energia nos 13 municípios amapaenses que ficaram sem luz começou às 21h26min e, no momento, diz a pasta, a região já recebe 80% da carga total, mesmo patamar verificado antes do segundo apagão. Os municípios voltam então a enfrentar o rodízio com interrupção do fornecimento de energia a cada três horas.

“Nos próximos dias o sistema de energia elétrica terá um acréscimo de geração com a instalação dos geradores que chegaram em Macapá. Além desses geradores, um transformador foi transportado de Laranjal do Jari/AP para a capital do Amapá e chegou ao Porto de Santana”, anuncia a nota oficial da pasta.

O Ministério de Minas e Energia afirma que “está envidando todos os esforços para a recomposição do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá, o mais rápido possível” e promete punir os responsáveis pelo drama dos moradores do Estado.