Votação começa tranquila no Rio Grande do Sul, informa TRE

TRE-RS. Foto: Divulgação TRE

O início da votação no Rio Grande do Sul começou tranquilo neste domingo (15). A avaliação foi feita pelo diretor-geral do Tribunal Regional do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Josemar Riesgo, durante coletiva virtual. “Está tudo correndo como deveria”, afirmou. Ele destacou que dois magistrados foram diagnosticados com Covid-19, mas já foram substituídos. O diretor-geral também destacou que “todos que forem até as urnas para exercer seu direito como cidadão estarão protegidos”.

Na primeira hora de votação, 23 urnas eletrônicas foram substituídas. Fato já esperado pelo TRE-RS. Em todos os locais onde a ação foi necessária havia urnas eletrônicas reservas para troca.

Josemar Riesgo também celebrou que no Rio Grande do Sul não há nenhum empecilho maior para votação, ao contrário de outros estados do país. As eleições em Macapá foram citadas pelo diretor-geral para exemplificar tal observação. As eleições na capital do Amapá não irão ocorrer por causa do apagão que assola a região e possivelmente serão remarcadas para o mês de dezembro. O alto volume de chuva no local poderá gerar um número significativo de ausências no pleito.

“Aqui no Estado, a projeção é que os resultados sejam divulgados após 5 horas do fim do horário de votação”, projetou Riesgo. “No nordeste, por exemplo, temos zonas em que é necessário pegar um avião para retirada das urnas desses locais e posterior contagem dos votos”.

O Rio Grande do Sul possui 497 municípios, 165 zonas eleitorais e 8.177 locais de votação. São 23.753 seções eleitorais e 26.365 urnas para a votação de 8.423.308 eleitores. Ao todo, 98.557 mesários foram mobilizados para as eleições 2020 no Estado.