Representantes de todos os órgãos de segurança pública estaduais e federais, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), acompanham as eleições municipais em tempo real. A ação é feita a partir da Sala de Gestão do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP), em Porto Alegre. O principal objetivo é garantir a segurança do pleito.
A SSP é responsável pelo planejamento, coordenação, e execução integrada das atividades operacionais, através dos seus órgãos vinculados, em articulação com o TRE e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Um plano estadual integrado de segurança pública das Eleições 2020 foi criado para orientar a atuação durante o período eleitoral. O projeto detalha as situações permitidas e vetadas durante o pleito, bem como uma matriz de risco referente a possíveis eventos que necessitem da intervenção dos órgãos de segurança, além das atribuições de cada instituição em cada uma das situações previstas.
Em Porto Alegre, por exemplo, as ocorrências podem ser registradas na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA), no Palácio da Polícia. No Interior, os plantões nas DPPAs e delegacias locais atendem os casos.
No DCCI estão reunidos representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Detran-RS, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, EPTC e Agência Brasileira de Inteligência, além da própria SSP.