Eleições: manhã é marcada por filas no maior colégio eleitoral de Porto Alegre

Idosos aproveitaram horário preferencial para evitar aglomerações

Colégio Bom Conselho. Foto: Aristóteles Júnior

Os eleitores do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, a maior zona eleitoral de Porto Alegre, enfrentaram filas na manhã deste domingo (15). Mesmo no horário preferencial para os idosos, que se estendeu das 7h às 10h, o movimento foi intenso no local de votação de cerca de 10 mil moradores da Capital.

As pessoas com mais de 60 anos eram maioria no início da manhã. Raul Correia, de 67 anos, compareceu ao local por volta das 8h e precisou de pouco mais de 15 minutos para exercer o seu direito democrático. “Foi bem tranquilo. Tinha bastante álcool em gel e o movimento na minha seção estava baixo. Eu era o único na fila”, relata.

Entretanto, ele teve de esperar pela mulher, em frente à escola, em virtude de filas mais longas em outras urnas eletrônicas. O trânsito da rua Ramiro Barcellos, onde fica o Colégio Bom Conselho, também está bem diferente neste domingo: muitos carros, principalmente de transporte por aplicativo, passam pelo local. A mobilização é acompanhada por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Protocolos

Conforme definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não é feita a checagem da temperatura dos que chegam para votar. Por outro lado, há dezenas de dispensers de álcool em gel espalhados nos corredores da zona eleitoral. O uso de máscara é obrigatório e, conforme os fiscais, nenhum eleitor do Bom Conselho descumpriu esta regra nas primeiras horas da manhã.