Com mais de 440 mil visualizações, Feira do Livro de Porto Alegre termina neste domingo

Primeira edição totalmente digital do evento literário teve cerca de 60 mil usuários conectados em 15 dias de Feira até a noite dessa sexta

Foto: Diego Lopes / Feira do Livro de Porto Alegre

A pandemia da Covid-19 não afastou dos livros quem tinha encontro marcado, nos meses de outubro, com a Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Reinventada, a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre começou em 30 de outubro e termina nestes domingo. Com o slogan “Janelas Abertas Para a Praça”, o evento teve número parciais divulgados, no início da tarde deste sábado, pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

Em relação à plataforma www.feiradolivropoa.com.br, a feira digital teve 59.173 visitantes diferentes acompanhando as mesas e atrações e 334.821 visualizações de página. Como as atrações da Feira também foram exibidas pelo Facebook e YouTube, os números totais de visualizações atingem 440.461, somando os 46,3 mil views no YouTube e 59.340 visualizações no Facebook.

Neste sábado, a grande atração é a mesa “A ficção que nasce da história de pessoas e de lugares”, às 15h30min, com o escritor espanhol Javier Moro, seis anos depois da primeira aparição no evento. Com participação dos escritores Alexandra Lopes da Cunha e Gustavo Melo Czekster, Moro fala da realidade como tema principal de livros como “O Império é Você” (Dom Pedro I), “Caminhos de Liberdade” (Chico Mendes) e “Paixão Índia” (Anita Delgado). A transmissão ocorre pelo feiradolivropoa.com.br.

O domingo vai ser de conferir as últimas atrações da Feira. Às 17h, ocorre o XXIII Ciclo da Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Com o tema “Psicanálise e Ecologia: O Humano e sua Natureza”, a mesa contempla um dos eixos temáticos da Feira do Livro este ano: a ecologia. A proposição é de uma mesa na modalidade de Sarau, com debate de ideias sobre a natureza do ser humano e a relação com o meio ambiente no qual está inserido. A coordenação é de Sérgio Lewkowicz (psicanalista SPPA) e os convidados serão Ailton Krenak (ambientalista, líder indígena e escritor), Denise Bystronski (psicanalista SPPA) e Thiago Ramil (músico e psicólogo). A transmissão se dá pelo link youtube.com/watch?v=CoSrpybZqrk&feature=youtu.be.

Às 18h, o jornalista Ivanir José Bortot recebe Paulo Totti e Breno Saldanha Bortot, que realizou as pesquisas na Itália. Os três debatem o livro de Ivanir Bortot, “Tutti Brasiliani”, lançado pela Editora LIbretos na Feira. A transmissão ocorre pelo youtube.com/watch?v=sjAKvKMsDMo.

Às 18h, a mesa “As transformações de um país atolado de passado”, com a jornalista Eliane Brum fala sobre o livro “Brasil, construtor de ruínas” (Arquipélago, 2019) e a reunião de artigos e reportagens sobre Amazônia, continuidade e ruptura no país das últimas décadas. A mediação é do jornalista Deivison Campos. A transmissão ocorre pela plataforma oficial da Feira do Livro pelo www.feiradolivropoa.com.br.