PF investiga coação de eleitores em município no Norte do Estado

O grupo investigado é suspeito de coagir eleitores e candidatos de coligação adversária em Cerro Grande com arma de fogo

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (13), cinco mandados de busca e apreensão em investigação que apura suposta coação de eleitores no município de Cerro Grande, na região Norte do Rio Grande do Sul. O grupo investigado é suspeito de coagir eleitores simpatizantes e candidatos de coligação adversária com o objetivo de angariar votos indevidamente, havendo relatos, inclusive, do uso de arma de fogo para intimidar cidadãos do município.

O material apreendido no cumprimento dos mandados será analisado em inquérito instaurado pela Polícia Federal para apurar o crime tipificado no artigo 301 do Código Eleitoral (usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos).

As ordens judiciais foram determinadas pela Justiça Eleitoral de Rodeio Bonito em ação movida pelo Ministério Público Eleitoral. A ação mobiliza 16 policiais federais.