O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS) dá início, nesta quarta-feira (11), a uma nova fase no processo seletivo que irá definir os 600 guarda-vidas civis temporários que irão fazer parte da Operação Verão 2020/2021. A última etapa antes da contratação é composta da apresentação de documentos e exames médicos.
Segundo o coordenador da Operação Verão no Litoral Norte e comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM), tenente-coronel Claudio Morais, cerca de 1,7 mil pessoas manifestaram interesse nas vagas. “É praticamente o mesmo número de inscritos de 2019. Destes, 285 atuaram no ano passado e vão passar apenas por uma recertificação”, afirma.
Os civis que já fizeram parte da força-tarefa em anos anteriores serão submetidos apenas à avaliação física e atualização doutrinária. Juntos, os dois processos demandam uma semana de preparação. Enquanto isso, para os mais de 1,4 mil novos inscritos, os trabalhos serão mais extensos e começam na primeira semana de dezembro.
“O curso tem 200 horas/aula e dura 21 dias. Depois disso, os guarda-vidas temporários já poderão ser integrados”, explica Morais.
Guarda-vidas militares já se preparam
Os Bombeiros deram início às provas de recertificação de guarda-vidas militares em Tramandaí, cidade que concentra os trabalhos no Litoral Norte, a pelo menos 15 dias. Nesta semana foi iniciada a segunda turma, com 82 profissionais. Na semana anterior já tinham ingressado outros 100.
No último verão, a região contava com mais de mil guarda-vidas. Durante a recertificação, os socorristas recebem também uma atualização, sobre equipamentos e novas técnicas de resgate. Aí vem a fase de avaliação teórica, técnica e física.