STJ retoma trabalhos seis dias após ataque de hacker

Acesso criminoso a programas online acabou deixando o órgão do Judiciário praticamente inoperante desde a última terça-feira

Foto: Divulgação/STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retomou, nesta segunda-feira, os trabalhos em Brasília, seis dias após um ataque hacker praticamente paralisar o funcionamento do órgão. A invasão dos sistemas ocorreu na terça-feira e apenas casos urgentes passaram a ser atendidos, com a suspensão dos prazos processuais a partir de quarta.

A retomada nesta segunda-feira ocorre de forma gradual, começando pela liberação do sistema online que permite o acesso aos processos de forma eletrônica. Servidores e estagiários também voltaram a atuar, tanto em regime presencial quanto em home office. As sessões de julgamento e os prazos processuais serão retomados na terça-feira.

A Polícia Federal investiga a ação dos hackers e garante já ter identificado um suspeito. A corporação não forneceu mais informações.

O caso não é o único envolvendo ataques cibernéticos na semana passada. O sistema informatizado do Ministério da Saúde também sofreu uma tentativa de ataque e saiu do arr durante a quinta-feira. O mesmo ocorreu com os sistemas do governo do Distrito Federal.