Brasil chega a 162 mil mortes pela Covid-19

Problema no e-sus prejudica divulgação de dados sobre a doença

Foto: Alina Souza / CP

Um balanço divulgado hoje pelo Ministério da Saúde (MS) mostra que mais 18.862 casos de Covid-19 foram contabilizados pela Pasta nas últimas 24 horas. Com isso, sobe para 5.631.181 o número acumulado de pessoas infectadas, desde o começo da pandemia. Além disso, foram registradas mais 279 mortes, totalizando 162.015.

Assim como ontem, o Ministério segue com dificuldades técnicas que o impedem de obter alguns dados atualizados, dentre eles o de pessoas que já se recuperaram. Dessa forma, os últimos dados a respeito seguem sendo os de quarta-feira: 5.064.344 (90,6%). Hoje, o MS também não pôde atualizar os dados de alguns estados, dentre eles São Paulo, o mais afetado pelo novo coronavírus no Brasil.

Por meio de nota, o Ministério informou que, “nesta sexta-feira (6), identificou incidente em páginas web, o que desconfigurou layouts”. “A questão está sendo tratada pela equipe do DataSUS, e as páginas estão sendo restabelecidas. Não foram afetados os dados nem os servidores da pasta, que estão preservados pelas medidas de segurança adotadas”, completa a nota.

A pasta também disse que “está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS), o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana, com previsão de término até o próximo domingo.

Covid-19 pelo país

Os dados de São Paulo não foram atualizados, sendo os últimos números de ontem. Ainda assim, o estado continua muito à frente em número de casos (1.125.936) e mortes (39.717). Os outros estados com maior número de casos no país foram, até agora, Minas Gerais (366.303) e Bahia (361.136).

O Rio de Janeiro, com 20.849 óbitos, é o segundo estado nesse quesito, atrás de São Paulo. Ceará, com 9.393, e Minas Gerais, com 9.199.

Nesta sexta, o Rio Grande do Sul superou o Pará em número de infectados, ficando em oitavo no país. Em total de mortes, o estado já havia atingido a oitava posição.

Veja o quadro nacional: