Trump dispara contra legalidade de eleições nos EUA e acusa democratas de fraude

"Cada voto deve ser contado", defende Biden, em contrapartida

Foto: Reprodução/ Twitter/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou um forte ataque verbal contra a lisura do processo eleitoral americano, nesta quinta-feira. Enquanto se aproxima um cenário de derrota para Joe Bidden, ele convocou pronunciamento oficial, no início da noite, e levantou acusação de fraude eleitoral nos locais em que vem perdendo liderança.

“Se contar os votos legais, eu ganho facilmente. Se contarem votos ilegais, podem tentar roubar a eleição da gente”, disparou. “Muitos votos vieram tarde. Eu já venci vários estados decisivos, como Florida, Ohio. Apesar da influência histórica da mídia e das big techs”, continuou. Contudo, Trump não apresentou provas sobre os supostos votos computados ilegalmente.

No discurso, Trump disse que o partido de Biden (Democrata) pertence aos empresários de Wall Street, mas que o Republicano pertence aos trabalhadores. Por fim, afirmou que o país não pode aceitar que roubem a eleição.

Recado do oponente
Já o oponente de Trump, Joe Biden publicou no Twitter minutos antes de iniciar a coletiva. “O povo não será silenciado, intimidado ou se renderá. Cada voto deve ser contado”, escreveu, reforçando a mensagem que já havia dado ao longo do dia.

Até o momento, Joe Biden lidera as projeções com 264 delegados (já contando 11 votos do Arizona), enquanto Donald Trump contabiliza 214. O candidato vencedor necessita de, no mínimo, 270. A apuração prossegue em cinco estados: Pensilvânia (20 votos eleitorais), Geórgia (16), Carolina do Norte (15), Nevada (6) e Alaska (3).