Estados Unidos volta as atenções para contagem em quatro estados

Nevada e Geórgia podem definir disputa presidencial entre Donald Trump e Joe Biden

Partidários de Joe Biden e Donal Trump medem forças nas eleições de meio de mandato. Foto: Montagem / Reprodução

A eleição presidencial nos Estados Unidos parece estar na reta final. A disputa acirrada entre Donald Trump  e Joe Biden está agora reduzida a basicamente quatro estados: Nevada, Geórgia, Pensilvânia e Arizona. Os dois primeiros locais, inclusive, podem decidir o pleito já nesta quinta-feira, conforme a contagem for evoluindo e sendo confirmada por seus oficiais. A projeção de votos eleitorais indica 264 para o candidato democrata, enquanto o representante republicano soma 214. A linha de chegada está nos 270.

O estado de Nevada é um dos locais que pode ser o diferencial neste momento, principalmente por conta da atual condição de Biden. O candidato, que já lidera no território, precisaria apenas confirmar o seu triunfo para obter os seis votos eleitorais restantes para chegar à marca de 270. Não há, porém, a garantia da vitória porque a diferença para Donald Trump é pequena e, segundo a rede de notícias norte americana CNN, está reduzida a 8 mil votos. O condado de Clark tem de longe a maior parcela de votos no estado e já começou a contagem, com a chance de divulgação de um resultado na tarde desta quinta.

A Geórgia, que guarda a conquista de 11 votos eleitorais, também pode ser a chave para a vitória de Biden ou uma reação de Trump. O condado de Fulton, que abrange a área de Atlanta, informou a imprensa que 8,3 mil cédulas de votação foram adicionadas na contagem. No entanto, ainda há mais de 7,5 mil votos para serem computados. No local, o atual presidente ainda mantém uma vantagem, mas ela nem chega perto do que era durante essa quarta-feira. Segundo a CNN, este pode ser o próximo alvo de Trump para pedir uma recontagem.

Arizona e Pensilvânia 

O Arizona, local em que Biden lidera com 69 mil votos de diferença para Trump, ainda precisa fazer a contagem de 275 mil cédulas no condado de Maricopa, o maior da área. Uma atualização é esperada para o começo da tarde.

O segundo maior condado em número de votos no Arizona é a localidade de Pima. Há ainda 46 mil votos que precisam ser contabilizados, o que pode fazer a diferença para a atual vantagem de Biden ou para uma possível aproximação de Trump.

A Pensilvânia, que desde o início da contagem de votos, tem a liderança de Trump, ainda precisa computar 750 mil cédulas que foram enviadas pelos correios. O condado de Allegheny, que inclui Pittsburgh, já terminou a contagem, mas ainda precisa incluir aqueles que votaram pessoalmente.