Primeiras urnas são fechadas em dia de eleição nos Estados Unidos

Alasca só encerra pleito às 3h de Brasília

Foto: Michael Appleton / Mayoral Photography Office/fotospublicas.com

As primeiras urnas das eleições nos Estados Unidos foram fechadas por volta das 18h (20h no horário de Brasília) desta terça-feira, em Indiana e no Kentucky.

A Flórida, importante estado nesta disputa, encerra os locais de votação na maior parte do território às 19h (21h em Brasília), mesmo horário da Georgia, Carolina do Sul, Vermont e Virgínia.

No entanto, em uma parte da Flórida que está sob outro fuso-horário a votação ainda prossegue por mais uma hora.

Outro colégio eleitoral importante, a Pensilvânia vai fechar as urnas às 20h (22h, em Brasília), assim como a maior parte da costa leste, incluindo Connecticut, Delaware, Distrito de Columbia, Maine, Maryland, Nova Jesrsey, Massachusetts, Rhode Island e parte do Tennessee.

Às 23h pelo horário de Brasília, a maior parte da região central deve iniciar a apuração. Isso envolve outros grandes colégios eleitorais como Texas e Illinois, além do Alabama, Mississippi, Missouri, Kansas, Oklahoma e Dakota do Sul. Nova York também encerra a votação neste horário.

Os últimos estados a fecharem as urnas serão os da costa oeste, além de Havaí e Alasca.

Na Califórnia, a votação termina à 1h de quarta-feira, no horário de Brasília. O Alasca encerra às 3h.

Alguns estados podem, por lei, começar a contagem dos votos depositados nos últimos dias ainda durante o período de votação, enquanto outros devem aguardar o fechamento das urnas em todo o país.

Na Pensilvânia, uma decisão judicial impede que a apuração comece antecipadamente, por exemplo.

Devido ao grande número de eleitores que votaram por carta ou voto presencial, mas antecipado, o resultado das eleições deste ano nos EUA pode ser mais demorado.

Até ontem, mais de 100 milhões de pessoas haviam votado, um recorde. Mesmo assim, alguns locais de votação registraram filas nesta terça-feira.