As companhias aéreas que atuam em rotas internacionais na Argentina podem voltar a realizar o embarque e desembarque de passageiros no aeroporto de Ezeida, em Buenos Aires, a partir desta segunda-feira (2). Entretanto, mesmo com a liberação do governo, ainda não há previsão de retomada nos voos entre a capital do país e Porto Alegre.
Conforme a Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, “não há voos internacionais previstos” para o terminal. Contudo, ainda conforme a companhia, “novas solicitações de voos podem ser realizadas pelas empresas”. Além do Brasil, a Argentina autorizou a entrada de pessoas vindas da Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile.
Restrições
A reabertura tem como objetivo o fomento ao turismo. Os visitantes vão precisar apresentar, no embarque, um teste PCR negativo para a Covid-19. As autoridades avaliam a possibilidade de que um novo exame seja solicitado no desembarque, como forma de evitar a necessidade de quarentena.
O espaço aéreo argentino estava fechado desde março. Até mesmo os voos nacionais continuavam suspensos até a semana passada, quando foi autorizado o funcionamento dos aeroportos. Apesar da flexibilização, as restrições de entrada seguem valendo nas estradas, com exceção das vias que ligam o país ao Uruguai.
Salgado Filho reage
No Brasil, os terminais já estão com um movimento próximo ao registrado antes do início da pandemia. Segundo monitoramento da Fraport, 203.370 pessoas passaram pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em setembro. O movimento nos portões internacionais ainda é tímido: apenas 332 passageiros foram contabilizados no período.