As pessoas interessadas em ocupar uma das 600 vagas de guarda-vidas civis temporários disponíveis para a temporada de verão terão prazo até o fim deste sábado para fazerem as inscrições. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS), a pandemia de Covid-19 não afetou a demanda pelos postos – que, até agora, é similar à registrada nos anos anteriores.
Entretanto, a rotina dos profissionais vai mudar. Além de atuarem no salvamento aquático, os guarda-vidas também passarão por uma capacitação referente às medidas de distanciamento social. “O esquema varia entre as regiões, dependendo das bandeiras do distanciamento controlado. Os agentes terão de intervir caso haja excesso”, antecipa o coordenador da Operação Verão no Litoral Norte, tenente-coronel Cláudio Morais.
Desde setembro, os bombeiros militares passam por uma recertificação dos protocolos exigidos na força-tarefa. Já a capacitação dos guarda-vidas civis deve ter início nas próximas semanas, antecedendo o período de maior movimento no Litoral que, tradicionalmente, acontece entre os meses de dezembro e fevereiro.
Vagas
Os candidatos às vagas temporárias devem ter de 18 e 55 anos de idade. A função exige, ainda, Ensino Fundamental completo. Serão escolhidos 200 novos civis e 400 que já participaram de uma das edições anteriores da Operação Verão no Rio Grande do Sul. O salário parte de R$ 2 mil, com adicional de 100% por causa do risco de vida.
O formulário de inscrição está disponível no site do Corpo de Bombeiros.