Em formato inédito, Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira

A primeira edição virtual da história segue até dia 15 de novembro

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus chamou todos para a reinvenção e a 66ª Feira do Livro fez o seu manifesto e slogan das mais altas janelas de cada uma das casas. Sob o tema “Janelas abertas para a Praça”, o evento literário terá todas as suas atividades realizadas gratuitas e com transmissão on-line a partir desta sexta-feira.

A abertura oficial ocorre hoje, às 18h, quando a Câmara Rio-Grandense do Livro dá as boas vindas com o presidente Isatir Bottin Filho e a patrona de 2019, Marô Barbieri, passa o patronato ao escritor Jeferson Tenório, o mais jovem (43 anos) e o primeiro autor negro a ocupar o cargo. O evento de lançamento oficial será transmissão pelo www.feiradolivropoa.com.br.

A programação da feira segue até 15 de novembro com mais de 100 autores e nomes como Afonso Cruz, James N. Green, Ariana Harwicz, Javier Moro, Mariana Enriquez e Rosa Montero, além de Monja Coen, Laurentino Gomes, Drauzio Varella, Lya Luft, Conceição Evaristo, Paulo Scott e José Falero.

Sobre a mudança no formato do evento, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin, explica: “Quando vimos que a pandemia permaneceria, procuramos uma curadoria com eventos mais significativos e sem conflitos de horários de atividades com temas atuais como ciência, pandemia, feminismo, racismo. Então escolhemos um patrono sintonizado com este momento”. Segundo o presidente da CRL, uma preocupação foi atender aos associados. “Observamos que nem todos estavam conectados com plataformas digitais. Fizemos parceria com o Sebrae para dar consultoria e uma parceria com uma empresa de e-commerce disponibilizando para uma grande parte dos associados.”

A curadora da programação geral da Feira Lu Thomé destaca que a palavra-chave é resiliência. “O desafio foi pegar uma programação numerosa e transformar em algo mais conciso, voltado ao ambiente on-line, uma programação mais qualitativa, mais pulsante, mais diversa, com autores de perfis diferentes que interessasse leitores de perfis diversos. Este senso de coletivo foi pensado e pela primeira vez a Feira dialoga com o que está ao redor, traz o livro para este holofote”, diz.

Serão 50 bancas com livros à venda na plataforma. As compras podem ser feitas pelo feiradolivropoa.com.br/expositores.