A primeira parte do trecho 3 da Orla do Guaíba, que está em processo de revitalização para se tornar um centro de esportes, será entregue à população nesta quinta-feira. Trata-se de um estacionamento, com capacidade para receber 150 automóveis, que estava pronto desde agosto e foi liberado nesta quarta-feira (28) após vistoria técnica.
Não será necessário pagar para estacionar no local. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), o restante do complexo já está em estágio avançado de obras. De acordo com ele, 55% dos serviços previstos no projeto estão prontos – incluindo parte da “maior pista de skate da América Latina”, considerada o grande atrativo do local.
Ao todo, 27 quadras de esportes farão parte do trecho que fica entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. O espaço também vai contar com bares, área verde e ciclovias. A administração municipal garante que todos os recursos necessários para o término da reforma já estão disponíveis nos cofres da Prefeitura.
Projeto
O consórcio ACA/RGS vai receber cerca de R$ 46 milhões para tirar o projeto, elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, do papel. Os recursos tiveram origem no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no Fundo Municipal de Iluminação Pública e no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
A área de intervenção é de 14,6 hectares ao longo da orla, onde vai acontecer o plantio de mais de 550 árvores de tipos variados. A inauguração do complexo deve acontecer no início de 2021.