A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural encerra na próxima sexta-feira (30) a consulta, aberta em setembro, a respeito de ações para controle do carrapato bovino, disponível no link bit.ly/Consulta-Carrapato.
O questionário quer saber a opinião de produtores rurais, médicos veterinários e demais profissionais ligados à bovinocultura de corte e leite o sobre as políticas públicas que devem ser adotadas para o controle da praga. Os resultados da pesquisa devem direcionar as ações oficiais de combate a este parasito.
O carrapato bovino é considerado um importante problema sanitário na criação de bovinos, principalmente para as raças de origem europeia. Este parasito leva à redução do ganho de peso e da produção de leite. Além disso, o carrapato aumenta a chance de desenvolver “bicheiras” e ainda pode transmitir doenças, como a Tristeza Parasitária Bovina (TPB).
No Rio Grande do Sul, a TPB é uma importante causa de mortes de bovinos. No Brasil, o controle do carrapato bovino é feito quase que exclusivamente com uso de carrapaticidas químicos. O uso frequente destes produtos tem favorecido a seleção e emergência de populações multirresistentes aos acaricidas.